Com a revisão, a China ultrapassou a Alemanha e se tornou a terceira maior economia mundial em 2007, com base nas taxas de câmbio do mercado para aquele ano. A China já havia superado o Reino Unido em 2005, quando assumiu o quarto lugar no mundo."A taxas de câmbio do mercado, a China em 2007 foi a terceira maior economia, atrás dos EUA e do Japão", disse Vivek Arora, representante do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Pequim.
A revisão ocorre antes da divulgação dos dados do ano passado e essa base de comparação mais forte pode levar a uma desaceleração mais rápida do que o esperado em 2008. O crescimento de 13% é o maior desde a expansão de 13,1% do PIB registrada em 1994.
Os ajustes ocorreram porque os setores secundário e terciário cresceram mais do que o previamente estimado, mas sua proporção dentro do PIB ficou praticamente inalterada, de acordo com dados do governo. Não foram apresentados números trimestrais.
A agência de estatísticas chinesa costuma revisar o PIB anual duas vezes. Inicialmente, em janeiro de 2008, o órgão havia anunciado um crescimento de 11,4% para o PIB de 2007, que foi revisado para 11,9% em abril do ano passado. A revisão de hoje para 13% é final. As informações são da Dow Jones.
fonte: Ig
Nenhum comentário:
Postar um comentário