Inserimos este Post, para você nunca mais errar quando ver um relâmpago e chamá-lo de raio, quando você ver um relâmpago e dizer que trovão mais bonito. Caso não aconteça com você, alguém que você coheça já deve ter dito tal coisa semelhante. Então neste Post vamos conhecer este mundo de chuva e seus efeitos naturais.
O que é um raio?
O que é um Relâmpago?
Relâmpago: O Relâmpago é a luz que acompanha o raio, seu brilho é intenso, muito forte mesmo. Pode ser associado com tempestades de neve. Originam-se da Culumunimbus, estes são produzidos basicamente pela radiação eletromagnética emitida por elétrons. O termo relâmpago é relacionado também com velocidade, pois a velocidade do relâmpago é única.
O que é um Trovão?
Trovão: O Trovão é o som do raio. Podemos dizer que o relâmpago é a luz e o trovão é som. Apenas 1% da energia do raio é convertida em ruído, então dá para se imaginar a promoção de 1% sonoro de um raio. Acredito eu, que se fosse 10% ficariamos surdos com facilidade. O som posterior do trovão é devido a velocidade em várias camadas atmosféricas, tornando um eco em cada camada.
Curiosidade: Se você ver um relâmpago a cerca de 1km - 6 segundos depois você ouvirá o som do trovão.
Imagens belas de Cumulonimbus:
Cumulonimbus Alaranjada
Cumulonimbus Sobre a cidade
Cumulonimbus vista por satélite
Nenhum comentário:
Postar um comentário