sábado, 8 de novembro de 2008

Qual a diferença entre Raio, Relâmpago e Trovão?

Inserimos este Post, para você nunca mais errar quando ver um relâmpago e chamá-lo de raio, quando você ver um relâmpago e dizer que trovão mais bonito. Caso não aconteça com você, alguém que você coheça já deve ter dito tal coisa semelhante. Então neste Post vamos conhecer este mundo de chuva e seus efeitos naturais.

O que é um raio?
Raio: O Raio é uma descarga elétrica muito forte que vem da nuvem ao solo. Sua circunfêrencia mede de 2 a 5cm, mas por sua energia ser muito forte aparenta ser muito maior a expessura de seu corpo, que não possui forma assim pode gerar diversas ramificações durante o seu percurso. Geralmente as nuvens Culumunimbus ( Nuvens das tempestades ) possuem uma distância de 2km do solo. São as maiores nuvens da terra. A maioria dos raios acontecem dentro das nuvens

O que é um Relâmpago?
Relâmpago: O Relâmpago é a luz que acompanha o raio, seu brilho é intenso, muito forte mesmo. Pode ser associado com tempestades de neve. Originam-se da Culumunimbus, estes são produzidos basicamente pela radiação eletromagnética emitida por elétrons. O termo relâmpago é relacionado também com velocidade, pois a velocidade do relâmpago é única.

O que é um Trovão?
Trovão: O Trovão é o som do raio. Podemos dizer que o relâmpago é a luz e o trovão é som. Apenas 1% da energia do raio é convertida em ruído, então dá para se imaginar a promoção de 1% sonoro de um raio. Acredito eu, que se fosse 10% ficariamos surdos com facilidade. O som posterior do trovão é devido a velocidade em várias camadas atmosféricas, tornando um eco em cada camada.


Curiosidade: Se você ver um relâmpago a cerca de 1km - 6 segundos depois você ouvirá o som do trovão.


Imagens belas de Cumulonimbus:

Cumulonimbus Alaranjada

Cumulonimbus Sobre a cidade

Cumulonimbus vista por satélite

Nenhum comentário: